Quais são os cuidados pós-operatórios de cirurgias oculares?

É completamente normal que se você precisar se submeter à uma cirurgia ocular, tome alguns cuidados essenciais para manter a saúde dos olhos e garantir o sucesso do procedimento que quiser fazer, certo?

Porém, dependendo de qual cirurgia será feita, pode acontecer que aja orientações pós-operatórias distintas. Logo, é interessante que você sempre consulte o seu médico para verificar qual orientação se encaixará melhor no tipo de cirurgia que irá fazer, tudo bem?

Sendo que, algumas orientações são consideradas “universais”, como, por exemplo:

  • Lavar as mãos antes de pigar o colírio;
  • A sua higiene pessoal é fundamental para evitar possíveis infecções pós-operatórias. Simplesmente não pode esquecer de manter, especialmente em relação às suas mãos e rosto;
  • Evite ao máximo o excesso de esforço, combinado? Então, nada de praticar atividades físicas mais intensas ou carregar malas extremamente pesadas, sendo bom que você esclareça suas limitações com o seu médico.

 

DESCUBRA AGORA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATITUDES QUE DEVEM SER ADOTADAS EM CADA CIRURGIA

 

Pré-Operatório

  • É ótimo que você inicie seu processo com uma avaliação clínico-cardiológica, para examinar direitinho quais são as condições gerais para realização do procedimento;
  • Não esquecer de efetuar todo e qualquer exame solicitados pelo médico que fará a sua cirurgia.

 

No dia da Cirurgia

  • É necessário que, no dia, você faça jejum total de pelo menos seis (6) horas antes de começar a cirurgia. Se você for diabético, usuários de anti-glicemiantes orais ou de insulina deve susender o seu uso no dia da cirurgia. Anti coagulantes como aspirina e outros medicamentos como este, devem ser suspensos pelo menos sete dias antes da cirurgia, outras medicações, em geral devem ser tomadas normalmente. Porém, consulte seu médico para mais informações.
  • Não usar cremes, maquiagem ou perfumes. O banho pode ser tomado normalmente, desde que esses produtos não sejam utilizados no momento do banho.
  • Faça o possível para chegar no horário exato da sua cirurgia, se você chegar com antecedência, pode acontecer de ficar com uma ansiedade que você não precisa no momento.
  • Ir para a clínica ou hospital com um acompanhante para te auxiliar se necessário, nunca leve consigo crianças, combinado?

 

O que você precisa saber sobre a Cirurgia?

  • Tipo de internação: as cirurgias oculares são extremamente delicadas e o desenvolvimento tecnológico têm ajudado muito na realização do procedimento num tempo relativamente curto. Este tipo de internação é bastante conhecido como internação de curta permanência, já que nesses casos não precisa passar a noite e existe a possibilidade de você ser liberado em poucas horas depois do procedimento.
  • Tipo de anestesia: depende do procedimento e da sua idade. A cirurgia de catarata em pessoas adultas, por exemplo, é realizada com anestesia local e sedação, por anestesista que continua no centro cirúrgico no decorrer de todo o procedimento.
  • Cirurgias intra-oculares devem ser realizadas em ambiente de centro cirúrgico, não podem ser feitas em ambulatório ou consultório. Ainda mais por questões de reduzir o risco de infeções, por isso é importante que seja feito no lugar correto, para garantir a esterilização.

 

E finalmente, os cuidados Pós-Operatórios

  • Geralmente, você recebe alta algumas horas após a cirurgia, mas deve continuar seu repouso em casa, retornando no dia seguinte ao consultório para ser examinado.
  • Após a cirurgia, a família ou seus próprios familiares podem ser responsáveis pelos medicamentos como colírios, que vão ajudar bastante na recuperação. A prescrição dos medicamentos ficará por conta do cirurgião, que considerará os detalhes de cada caso, individualmente.
  • Mesmo você podendo dar continuidades às suas atividades rotineiras logo após a cirurgia, é importante evitar levantar peso, realizar exercícios físicos que exijam muito esforço ou movimentos bruscos com a cabeça, expor-se a fontes de calor intenso, ou à iluminação forte nos primeiros dias após a cirurgia, apoiar-se sobre o olho operado (durante a primeira semana após a cirurgia), esfregar o olho operado ou deitar-se de lado sobre ele, pintar cabelo, usar cremes faciais e/ou maquiagem, como já foi mencionado no início do artigo.
  • Para que o resultado do seu procedimento seja o melhor possível, também é importante que você fique atenta ao repouso que te for recomendado. No geral, a alimentação pode ser normal, sem qualquer tipo de restrições. Também não existe nenhuma limitação à leitura e/ou assistir televisão.
  • Ao lavar a cabeça, procurar não deixar cair água ou sabão nos olhos. Não esfregue os olhos de jeito algum. Nem com a mão, nem com lencinhos e muito menos com gazes.
  • Em qualquer cirurgia, especialmente durante a primeira semana de pós-operatório, é fundamental que você não deixe de lado qualquer recomendação dos médicos. Esses cuidados têm como objetivo prevenir complicações como infecções, hemorragias e inflamações, assim como contribuem para uma boa cicatrização.
  • É possível que nesse período você passe por alguns incômodos, como, por exemplo, a presença de fotofobia (sensação de desconforto à luz), discreto inchaço na pálpebra e vermelhidão. Podem ainda surgir hematomas no local da anestesia, mas são “efeitos” considerados normais no processo da recuperação.