Como montar uma Ótica Lucrativa?

Você sabia que em uma comparação mundial, o Brasil se destaca com a maior taxa de empreendedorismo? São quase oito pontos porcentuais à frente da China, conhecida por ser o país dos negócios, com cerca de 26,7% na taxa e ocupando o segundo lugar.

Porém, assim como qualquer negócio que está iniciando e ganhando seu próprio espaço, para abrir uma ótica lucrativa é necessário que você comece a avaliar vários fatores, dentre eles a análise de mercado, adequação às normas e vários outros requisitos.

Além de um bom planejamento, para finalmente ter uma ótica lucrativa, você precisa ter em mente o quão importante é que o gerente da sua ótica esteja sempre muito bem informado quanto ao gosto e estilo de cada cliente, assim como atende prontamente as necessidades em relação à saúde dos olhos.

O que você vai encontrar nesse artigo:

  • Se planeje para conseguir investir;
  • Estudar toda e qualquer legislação envolvida é essencial!;
  • Localização e divulgação são fatores importantes?;
  • Equipe X Fornecedores: Como não errar?;
  • Conclusão.

 

Levando em consideração todas essas exigências e em quanto você precisa se esforçar para se destacar no país que possui tantos empreendimentos, continue lendo e confira algumas dicas que simplesmente fará com que a sua ótica se torne extremamente lucrativa e de total sucesso.

E então, está preparado para descubrir?

 

SE PLANEJE PARA CONSEGUIR INVESTIR

Quer montar uma ótica rentável? Pois bem, o primeiro passo é planejar todo o desenvolvimento para conseguir iniciar.

Como assim?

Antes de qualquer ação, é necessário que você compreenda que o “desejar” sozinho é muito pouco para que você garanta que o seu negócio tenha sucesso, é preciso se organizar, planejar e avaliar se o mercado é escalável na sua região.

Depois que você descobrir se a procura pelo produto que quer disponibilizar é grande, comece a observar os seus concorrentes e liste pontos que talvez esteja faltando e que vocẽ possa incluir na sua ótica, pois quando a procura é grande, se destacar no mercado é uma oportunidade que você não poderá deixar passar, certo? Certo.

Agora, em relação ao investimento, é bom que você se organize financeiramente para conseguir ter dinheiro suficiente para dar uma boa entrada. Claro que tudo dependerá da localização e tamanho da ótica que pretende abrir, mas para que você tenha uma pequena noção de valores, com o montante de $40 mil a $50 mil é possível abrir uma pequena ótica.

Uma dica? Não se esqueça de reservar uma quantia de emergência para possíveis gastos depois da abertura, isso te poupará de vários estresses nos primeiros meses de trabalho e garantirá que você focalize toda a sua energia em atrair clientes e fazer dinheiro.

 

ESTUDAR TODA E QUALQUER LEGISLAÇÃO ENVOLVIDA É ESSENCIAL!

É fundamental que, para que você abra sua ótica sem qualquer tipo de dor de cabeça, uma das primeiras coisas que você precisa verificar é toda e qualquer legislação envolvida na abertura de uma ótica e, se caso for possível, peça ajuda de um contador para te auxiliar no processo de registro e legalização da sua empresa.

Seja o mais breve possível na hora de registrar sua ótica nos órgãos cabíveis, como, por exemplo, a Junta Comercial do seu estado e as secretarias da Receita Federal, da Fazenda e do Município. Fora isso, também é importante que você verifique se as especificações dos produtos que você irá disponibilizar estão de acordo com o Código de  Defesa do Consumidor.

 

LOCALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO SÃO FATORES IMPORTANTES?

Eu ainda preciso falar o quanto é essencial que a sua ótica tenha uma boa localização? Se sua empresa estiver bem localizada, ela estará com uma boa visibilidade e consequentemente atrairá muito mais clientes interessados em melhorar a visão.

Uma boa dica é que você sempre opte por lugares em que o fluxo de pessoas é bem grande o tempo todo, onde também há movimento constante de veiculos e que tenha proximidade com estabalecimentos de saúde.

Talvez o erro de muitas pessoas que possui uma ótica ou qualquer outro tipo de negócio é achar que a divulgação pode ficar por conta do espaço físico, quando na verdade não pode. Você simplesmete pode ampliar o alcance da sua ótica se você fizer sua divulgação, não depender somente das pessoas que passa diariamente na frente do seu estabelecimento é uma escolha inteligente, ainda mais se os seus concorrentes não costumam fazer isso.

Então faça escolhas inteligentes e invista em publicidade, ainda mais nos primeiros meses de funcionamento, combinado?

 

EQUIPE X FONECEDORES: COMO NÃO ERRAR?

Não se contente apenas com o primeiro produto que encontrar, não tenha medo de avaliar e procurar por fornecedores, é a sua única garantia de poder oferecer produtos de qualidade.

Eu prefiro pagar um preço maior por um produto de qualidade, ainda mais quando se trata da minha visão, sabia? E não somente eu, mais como todas as pessoas que dependem do óculos para enxergar de forma decente. Então não é uma novidade que um bom produto poderá fazer toda a diferença, não é mesmo?

Além de ter um produto de qualidade, você precisa ter uma equipe completamente treinada para atender os clientes da melhor forma possível. Sua ótica precisa de profissionais que saibam interpretar de forma correta as receitas de óculos feitas pelos oftalmologistas e repassar as informações contidas para os clientes.

No geral, todos os funcionários devem ser atenciosos, e, atualmente é bom que tenham uma pequena noção de moda. Visto que maior parte dos clientes vão estar preocupados em como o óculos vai combinar e se vai combinar com o estilo que alimentam, indo muito além de usar só para a saúde dos olhos.

 

 CONCLUSÃO: COMO MONTAR SUA ÓTICA LUCRATIVA?

É certo de que iniciar um negócio do zero não é uma tarefa simples, pelo contrário, você vai precisar investir tempo, energia e dinheiro para conseguir obter os resultados desejados.

Por isso tome nota do que é preciso e leve em consideração as dicas que eu disponibilizei nesse artigo, são dicas práticas e essenciais para que você finalmente tenha uma ótica lucrativa.

E agora, que tal você compartilhar esse artigos com os amigos? Pode ser que ajude aquela pessoa que deseja, assim como você, montar uma ótica lucrativa e de sucesso.